quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Um dia perfeito para peixe-banana


Morreu, aos 91 anos, J. D. Salinger, o autor de "O apanhador em campo de centeio", que é a melhor história que já li sobre um adolescente perdido num mundo de adultos. O que fica do livro é o desejo do seu personagem principal, Holden Caulfield, de levar uma vida em que sua única preocupação seria tomar conta de crianças brincando num campo de centeio, para que elas não se afastassem dos limitres do campo e não corressem riscos. Um ideal de vida puro e poético, humilde a ponto de poder ser seguido por santos, pessoas iluminadas e por bêbados que só fazem mal a si mesmo, incapazes de encontrar um lugar num mundo de ganância e incompreensão.
Salinger escreveu também um conto chamado "Um dia perfeito para peixe-banana", que também trata da incompatibilidade entre os nossos sonhos de fraternidade e um mundo de conflitos e discriminações. A melhor homenagem que fizeram a Salinger está no filme "Campo dos sonhos", em que um fazendeiro transforma seu milharal em campo de beisebol para que as pessoas possam ver jogar craques do passado que já passaram para o andar de cima. O maior aliado deste fazendeiro sonhador é um escritor, Terence Mann, que, como Salinger, desistiu de publicar livros para que não fossem mais objeto de distorção por parte fanáticos que usam qualquer pretexto para a prática do mal.
Hoje, dia da morte de Salinger, não é um dia perfeito para peixe-banana, mas que os outros, a partir de hoje, possam ser, para as pessoas de bem que sonham com um mundo em que a imaginação una as pessoas por amor e magia.

Um comentário:

  1. Não é fácil transpor para o papel ideias e inspirações, pelo menos para mim, muito menos torná-las compreensíveis para os leitores. Escrever é um dom que você domina como poucos....
    Meus parabens, te admiro demais meu amigo.

    ResponderExcluir