sábado, 9 de janeiro de 2010

Nos trilhos da alta espionagem


Já foi o tempo em que um romance policial, para ser bom, se limitava a um mistério que podia ser resolvido sentado numa poltrona com um pouco de bom senso. Agora, é preciso pesquisar a História. É o caso dos romances de Martin Cruz Smith e de Philip Kerr.
Cruz Smithé um especialista em história da Rússia e da extinta União Soviética. Seu principal personagem, o inspetor Arkady Renko investiga casos como a aparição do fantasma de Stálin no metrô de Moscou, o desastre nuclear de Chernobyl e a presença dos russos em Cuba.
Philip Kerr ganha todos os prêmios de romance policial com fundo histórico. Ele se interessa pela Alemanha do início do Século XX. Sua trilogia Berlin Noir é uma das obras-primas do gênero. O personagem principal é Bernie Gunther, investigador que acompanha a Alemanha antes, durante e depois do nazismo. E vai atrás do genocida Adolf Eichman quando ele se refugia na Argentina depois da guerra.
Martin Cruz Smith e Philip Kerr percebem que a história contemporânea só pode ser entendida a partir do que aconteceu na Rússia e na Alemanha. Moscou e Berlim, mesmo com o fim da Guerra Fria, fazem parte do imaginário ocidental. Um agente secreto, para ser levado a sério, tem que percorrer de trem o leste da Europa e caminhar de madrugada pelas ruas escuras destas duas capitais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário