terça-feira, 27 de julho de 2010

Vou-me embora para Timbuctu!
















Uma personagem de "A elegância do ouriço", de Muriel Barbery, lembra que "é agora que importa: construir agora, alguma coisa, a qualquer preço, com todas as nossas forças". E continua: "sempre ter na cabeça o asilo de idosos a fim de nos superarmos a cada dia, para ornar cada dia imperecível. Escalar passo a passo nosso próprio Everest e fazê-lo de tal modo que cada passo seja um pouco de eternidade".
Bom, um dos meus sonhos ainda não realizados, que vem dos tempos de menino, é visitar a cidade de Timbuctu, no coração da África. Tenho que começar a andar naquela direção e tem um oceano de dificuldades no caminho. Mas, se demorar demais, posso acabar antes de realizar meu sonho e isso me deixa preocupado. O desejo é tão grande que meu ectoplasma pode baixar por lá e assombrar as vielas da misteriosa cidade do Mali que foi um riquíssimo centro cultural nos séculos XII, XIII e XIV.
Minha alma anseia por uma caminhada nas areias escaldantes desta cidade que foi a encruzilhada de civilizações, esconderijo de contrabandistas de água mineral e ponto de encontro de dromedários e camelos. É um sonho praticamente irrealizável, porque exijo algumas condições para ir lá. Roupas cáqui do explorador Livingstone, chapéus dos Lanceiros de Bengala, nativas seminuas para admirar meu senso de aventura. Sei que não é um sonho politicamente correto. Mas não me agrada uma África em que hutus massacram tutsis, ou vice-versa. Nem a África das epidemias. O encanto de Timbuctu está em ser a capital do fim do mundo, longe das coisas insensatas, sem crianças subnutridas usando a camisa da Seleção Brasileira. Se Timbuctu não guardar os segredos românticos do continente negro, onde tudo começou, é melhor ir passear em outro lugar, como Vladivostok, na Sibéria, por exemplo.

2 comentários:

  1. Ah! Como eu gosto dos teus escritos e do seu modo de ler o mundo. Acho que não devia deixar de sonho de que um dia destes; você vai estar lá bem no coração da África em Timbuctu. [:D]
    Gosto de pessoas que tenham desejos grandes como você e que possam imaginar que seu desejo seja tão forte, que seu ectoplasma possa se desprender é uma linda imagem, que possa tornar a vida mais bela e carregada de sentidos; em relação aos sonhos que elas nos possibilitou ter.
    Acho que nenhum africano se assustaria com isto, desde o Egito antigo, berço da magia, os africanos aprendem no berço rituais de diálogos com os espíritos e mais antigos deles e que tive a oportunidade de aprender chama-se necromancia, tem gente que diz que isto é magia negra, mas meus estudos revelam que não!
    Minha oração desta noite será para que você possa conhecer Timbuctu, nem que seja em uma viagem astral.
    Um abraço de vida!

    ResponderExcluir