quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

Resoluções de Ano Novo

Algumas resoluções de Ano Novo são fáceis. Outras, nem tanto. Para evitar os efeitos danosos do estresse, recomendo as fáceis:

1 - Engordar um pouquinho todo mês, mas sem fixar limites. Esta resolução não precisa ser monitorada. Ela se encarrega de si mesma e consegue sempre nos surpreender, indo além do que a gente imaginava.

2 - Aprender um ou dois idiomas estrangeiros, como por exemplo Alemão e Japonês. O primeiro passo é se matricular num curso. Costuma ser o primeiro e último passo. Mas você fará maravilhas pela sua auto-estima até se dar conta de que não vai levar esta resolução adiante. Cuidado para não se matricular num idioma aparentemente fácil, porque você pode se sentir tentado a ir às aulas.

3 - Ir a uma academia. Nem que seja para estabelecer um primeiro contato, um reconhecimento preliminar do local. Observe tudo em volta, para depois descrever em detalhes aos seus amigos. Esta é a parte menos cansativa de se engajar num projeto de malhação. Frequentar a sauna também é fácil, mas tem que suar.

4 - Ler os clássicos. Não se preocupe com o fato de não conseguir ler até o final. Só de ter um dos clássicos em sua mesa de cabeceira é uma garantia de sono invencível. Sem os efeitos colaterais do Diazepan. Não carregue os livros debaixo do braço. Podem até ajudar a arranjar um amor intelectual, mas se vocês chegarem até a cama será para dormir profundamente.

5 - Viajar. É uma resolução muito popular, mas valorizada em excesso. Poucos destinos compensam os aborrecimentos de longas esperas, de viagens desconfortáveis, de extravio de bagagem, de lidar com a burocracia dos guichês e com a ganância dos especialistas em explorar a boa fé dos viajantes. Viajar só vai ser bom no dia em que estiver disponível o teletransporte da nave Enterprise, de Jornada nas Estrelas.

Um comentário: