quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

Melhores filmes da década

Listas de melhores filmes costumam ajudar as pessoas a saber o que pedir nas locadoras. Vou dar minha humilde colaboração para esta tarefa penosa de algum amigo anônimo:

1 - Meus quinze anos (2006), de Richard Glatzer e Wash Westmoreland. É possível fazer um filme inesquecível a partir de um título que não seduz e com personagens sofridos e comuns como uma adolescente grávida e um jovem gay desempregado.

2 - A partida (2008), de Yojiro Takita. Um filme delicado sobre a arte de viver e morrer, de recomeçar a cada surpresa do caminho, e de fazer o melhor possível, mesmo que seu trabalho seja o de preparar defuntos para o enterro.

3 - O escafandro e a borboleta (2007), de Julian Schnabel. Cinema é arte, emoção e humor. É o que a gente descobre acompanhando a incrível história de Jean-Do, que só consegue mover uma pálpebra para se comunicar e nos transmitir sua humanidade.

4 - As invasões bárbaras (2003), de Denys Arcand. A hora de partir pode ser um momento pleno de vida. Um filme sobre a amizade, o desapego, a importância de reinventar a vida com inteligência, afeto e humor.

5 - Munique (2005), de Steven Spielberg. Um filme sobre terrorismo que nos faz valorizar a paz. Um filme para supreender aqueles que pensavam que "O império do Sol" é o melhor filme de Spielberg. Continuo achando que é, mas "Munique" chega bem perto.

6 - Conversas com meu jardineiro (2007), de Jean Becker. É uma fábula e ao mesmo tempo uma história despretensiosa que mostra a importância de voltar às origens, às coisas simples da vida, longe deste insensato mundo que é o cotidiano nas grandes cidades modernas.

7 - Sombras de Goya (2006), de Milos Forman. Um passo adiante na deslumbrante trajetória de um grande cineasta. Está tudo lá, as armadilhas do destino, a maldade, a falta de sentido da vida e a tragédia de ser uma pessoa sensível no meio de toda esta loucura.

8 - Na natureza selvagem (2007), de Sean Penn. Por que um cara legal prefere morrer sozinho no Alasca do que viver com pessoas boas e interessantes que o amam e fariam qualquer coisa para desfrutar o prazer de sua companhia?

9 - Milk (2008), de Gus Van Sant. Podemos fazer coisas incríveis, se a gente souber estabelecer pontes, agregar, se aproximar dos outros, amar em vez de esperar ser amado. Uma mensagem de amor e esperança como meios de superar o ódio e o preconceito.

10 - Um beijo roubado (2007), de Wong Kar-Wai. Tudo é apainonante neste filme, desde as cores, as músicas e os personagens. E que melhor imagem sobre a duração do amor e da vida, que visão mais romântica da existência, do que um beijo roubado?

Um comentário: