quarta-feira, 23 de junho de 2010

A face de Deus


O escritor português José Saramago dizia que não era um ateu radical, que de vez em quando procurava por Deus, só que não encontrava nenhuma resposta. Fico pensando que bastava que ele tivesse olhado para o lado, para Pilar del Rio, sua esposa, para que pudesse ver a face de Deus. Enfrentamos tantas dificuldades na vida, rejeições, grandes e pequenas maldades, mesquinharias, que só pode ser uma intervenção que, de vez quando, apareça alguém que nos ame de verdade, alguém que se interesse por nós, que queira o nosso bem. Basta olhar o sorriso bondoso no rosto destas pessoas para vislumbrar Deus, perceber que para ter esta revelação tudo vale a pena.
Pilar del Rio não conhecia nada sobre Saramago quando encontrou um exemplar de "Memorial do Convento" numa livraria de Sevilha. Jornalista, quis entrevistá-lo. Dois anos depois, estavam casados. Ela com 36 anos. Ele já com 64 anos e dois casamentos. Lembra a anedota dos três barquinhos, em que um homem se afoga durante uma inundação depois de implorar a Deus para salvá-lo. Esperando talvez um resgate apoteótico, do tipo em que as nuvens se abrem e descem anjos louros de olhos azuis, ele recusa a ajuda de três pessoas que passam pela sua casa em botes improvisados. Ao chegar ao céu, ele reclama com Deus. E Deus se defende: "mas, eu te mandei três barquinhos!"
Não sei se Saramago teve outros dois barquinhos, mas Pilar del Rio tentou resgatar a fé do escritor português. Não com palavras, mas com sua dedicação e seu exemplo. Saramago, um comunista renitente, de carteirinha, talvez não quisesse admitir que acreditava em Deus, para que não caçoassem dele por esta conversão de fim de vida, talvez não quisesse ser tachado de oportunista. Esta é uma questão que ele deve ter acertado com Deus, longe dos holofotes da mídia. A fisionomia serena de Pilar nas últimas homenagens ao escritor me fazem acreditar que ele deixou o mundo não como um comunista mal humorado e inflexível, mas sim como um homem que no final da vida voltou a ser menino e descobriu o amor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário